Sanjoaninas



Mensagem

Presidente da Comissão

Angra é Jóia do Mundo em 2010

Com séculos de história, as Sanjoaninas continuam a ser as maiores festas profanas dos Açores.

As celebrações em honra de São João convidam todos os anos milhares de pessoas a Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Locais, emigrantes e turistas enchem as ruas da cidade durante uma semana de festa intensa.

Este ano, as festividades decorrem de 19 a 27 de Junho.

“Angra jóia do mundo” é o tema das Sanjoaninas 2010, que têm como imagem uma Borboleta em forma de Jóia. Esta simboliza uma viagem, uma metamorfose e o renascimento. Em grego antigo, Borboleta significa Alma, assim sendo, a imagem desta será também a Alma desta festa.

Todos aqueles que passarem por Angra do Heroísmo, durante as Sanjoaninas, vão poder viver de forma alegre e apaixonante tudo aquilo que estas festas têm para oferecer desde os mais variados desfiles, com destaque para o cortejo de abertura com o seu séquito real, passando por exposições, etnografia e desporto. Na véspera do dia 24 de Junho, como é habitual desfilam pelas ruas de Angra as tradicionais marchas populares, um dos pontos altos das festas.

As festas apresentam ainda um conceito inovador na gastronomia, apresentado pelo chef polaco Tomasz Bazyl. Este irá nos presentear com uma cozinha baseada nos produtos regionais mas com uma apresentação e elaboração que encantará a vista e o paladar, sem deixar esquecer as nossas raízes gastronómicas. A par da degustação, quem se deslocar a Angra tem ainda oportunidade de frequentar originais workshops de cozinha.

Na tauromaquia, o cartel da Feira de São João traz à ilha nomes como Miguel Angél Perera, Ruben Pinar e António Ferrera, sem esquecer os portugueses Tiago Carreras, Luís Rouxinol e Rui Fernandes.

O Cerrado do Bailhão é novamente o palco principal dos concertos e ganha o nome de Box Music. Este ano contamos com actuações dos Flow 212 e D’Zrt, com artistas portugueses consagrados, sendo eles Mariza e Rui Veloso e ainda com um grande nome internacional – JAMES.

Esteja connosco nestes dias de Junho e deixe que as jóias das cores e da vida aconteçam no seu dia-a-dia, conforme elas decidirem.

E deixe-se estar! Verá que é bom!


Letícia Lourenço Vieira
Presidente da Comissão

Contactos

tel: 295 206 120
fax: 295 212 662
sanjoaninas2010@gmail.com

Secretariado
secretariado.sanjoaninas2010@gmail.com

Marketing
secretariado.sanjoaninas2010@gmail.com

Segue-nos

Youtube

Facebook

Guestbook

Olá a todos, quero-vos dar os parabéns pela página está fantástica.Sou açoreana de gema pois saí da ilha há tres anos mas tenho muitas saudades da nossa ilha e claro que nunca esquecerei a minha terra pois é a mais linda do mundo!! as nossas sanjoaninas estao cada vez mais bonitas, continuem a trabalhar assim e eu por cá vou divulgando a nossa joia de ilha! abraços a todos e continuem!!!!!
rosalina silveira

Ler mais

Organização

Sanjoaninas  Culturangra  Câmara Municipal de Angra do Heroísmo  Cidade Património Mundial  Açores 

Patrocinadores / Colaboradores

Sagres Sata Escritório Digital Hotel do Caracol Terceira Mar Hotel Banif Fotaçor Inatel CCAH ART CEMAH CCI Limauto Lanidor Teles MegaLoja Limauto