Sanjoaninas



Historial

TERCEIRA

Convido-vos a embarcar numa viagem rumo as nossas origens, onde como sabem, ocorrem as maiores festas dos Açores.
A Ilha Terceira é caracterizada, não só pelas diversas paisagens de enorme beleza, fruto da sua geomorfologia, mas também por marcos históricos de relevo e por festas com séculos de tradição.
Deixemo-nos envolver pela ilha. Percorramos o seu interior por caminhos definidos por hortênsias. Apreciemos o verde que o rodeia e a calma que se entranha, enquanto respira o ar puro da natureza.
Suba á Serra de Santa Bárbara, passe pela lagoa das patas ou dê um salto ou algar do carvão, desça às freguesias e desfrute da hospitalidade das nossas gentes. Guarde em memória visual a vista para o ilhéu das cabras. Desfrute das águas amenas nas mais variadas praias de rocha vulcânica.
Encontre-se, de novo, com o verde da vegetação no Monte Brasil e aprecie a vista panorâmica sobre a cidade do seu ponto mais alto.
Aproveite a passagem por Angra do Heroísmo, para visitar as nossas igrejas de grande valor arquitectónico e desça á marina situada na baía que lhe deu o nome.
Desfrute também, dos passeios pedestres, dos passeios marítimos, do mergulho, do golfe e das nossas famosas touradas à corda.
Também o nosso carnaval é vivido de uma forma intensa, é considerado por muitos como o maior festival de teatro popular do mundo.
Sem esquecer o divino espírito santo, que para nós se reveste de grande importância para a história da ilha e que tem um grande simbolismo religioso.
Não se despeça da ilha, sem relembrar o sabor das nossas iguarias. A nossa gastronomia é rica e variada, comecemos com um queijo da ilha, acompanhado por um vinho verdelho dos biscoitos e termine na doçaria. Provemos queijadas de feijão, covilhetes de leite, alfenin, massa sovada e papas de arroz, sem esquecermos as nossas famosas Donas Amélias.


ANGRA DO HEROISMO CIDADE PATRIMÓNIO MUNDIAL

Angra do Heroísmo é a principal cidade, hoje com 475 anos, a cidade foi um porto de escala obrigatório desde o século XV até ao aparecimento dos barcos a vapor.
Em 1983 Angra do Heroísmo é considerada Cidade Património Mundial pela Unesco.
A sua malha urbana e património edificado chegaram até aos dias de hoje, fruto de uma recuperação e restauro devido ao empenho de uma gente que primou por restituir o seu património de grande valor histórico e cultural.
Angra ganha vida sobretudo em Junho, com as festas Sanjoaninas. Estas festas concelhias de Angra, são a manifestação cultural que mais atrai gente à cidade. População de toda a ilha, emigrantes e turistas enchem as ruas de Angra durante uma semana intensa, que reúne festejos em diferentes áreas.


SANJOANINAS

Iniciadas logo após o povoamento, as Sanjoaninas são consideradas as maiores festas profanas do arquipélago.
Em 1934 surge pela primeira vez um cortejo de abertura com séquito real, como é hoje conhecido.
Desde então os cortejos têm evoluído de ano para ano, contando com temas cada vez mais arrojados.
Um dos pontos altos da festa é a noite de São João caracterizada pelas suas marchas.
Afficion tauromáquica está no sangue dos terceirenses, e como tal as suas maiores festas não podiam deixar de ser marcadas pela sua feira taurina.
Por esta altura a praça de toiros da nossa ilha Terceira, recebe nomes de relevo a nível nacional e internacional da tauromaquia.
Em 2010 as Sanjoaninas contam com uma equipa jovem e ambiciosa, que quer rejuvenescer o conceito das festas, sem quebrar com a sua tradição.
Apesar dos longos anos de edições consecutivas, as Sanjoaninas continuam a atrair sangue novo à comissão.
De 19 a 27 de Junho, as Sanjoaninas reúnem à semelhança de outras edições, cortejos, desfiles, marchas populares, exposições, desporto, etnografia, gastronomia, espectáculos e tauromaquia.
Este ano, as grandes apostas, estão na qualidade da feira de São João na renovação do recinto do bailhão, com grandes concerto de renome, como Mariza, Rui Veloso e James e nos conceitos inovadores introduzidos na gastronomia, com uma vertente de formação – workshop’s de cozinha e de vinhos.

Agenda  Próximos 5 Eventos

Ver todos os eventos
Contactos

tel: 295 206 120
fax: 295 212 662
sanjoaninas2010@gmail.com

Secretariado
secretariado.sanjoaninas2010@gmail.com

Marketing
secretariado.sanjoaninas2010@gmail.com

Segue-nos

Youtube

Facebook

Guestbook

Olá a todos, quero-vos dar os parabéns pela página está fantástica.Sou açoreana de gema pois saí da ilha há tres anos mas tenho muitas saudades da nossa ilha e claro que nunca esquecerei a minha terra pois é a mais linda do mundo!! as nossas sanjoaninas estao cada vez mais bonitas, continuem a trabalhar assim e eu por cá vou divulgando a nossa joia de ilha! abraços a todos e continuem!!!!!
rosalina silveira

Ler mais

Organização

Sanjoaninas  Culturangra  Câmara Municipal de Angra do Heroísmo  Cidade Património Mundial  Açores 

Patrocinadores / Colaboradores

Sagres Sata Escritório Digital Hotel do Caracol Terceira Mar Hotel Banif Fotaçor Inatel CCAH ART CEMAH CCI Limauto Lanidor Teles MegaLoja Limauto